sábado, 17 de dezembro de 2011

As chuvas chegam e as tragédias são anunciadas

Já estamos nos acostumando com um fato extremamente desagradável, as tragédias provocadas pela chuva. O verão se aproxima e em algumas regiões isso representa momentos de chuva com grande intensidade das chuvas. Mas uma pergunta fica no ar. Será que as chuvas são realmente vilãs desses episódios. Alguns estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina ano após ano são vítimas de tragédias resultantes? A resposta é simples, não! Em geral, os problemas recorrentes aos quais nos referimos são caudados por ações antrópicas, muitas vezes fruto da desinformação, da necessidade ou da falta de educação.
            As enchentes nas áreas urbanas são ocasionadas por fatores combinados a impermeabilização do solo, diminuição das áreas verdes, não planejamento e lixo. Os lixos que as pessoas jogam nas ruas diariamente entopem os bueiros e dificultam escoamento (já tão prejudicado pelos outros fatores citados) de água. As ocupações de áreas próximas as encostas e morros são fatores de alto risco e probabilidade de eventos de grande magnitude.



Ocupação de encosta com elevado risco de escorregamento (Foto: Everton Lima)

           
             Esta semana algumas cidades importantes do Brasil foram afetadas, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Ouro Preto. Não podemos esquecer-nos das tragédias que marcaram o início de 2011. Só no Rio de Janeiro foram mais de 400 mortos, além dos enormes prejuízos materiais.


Petrópolis - RJ em Janeiro de 2011 (foto extraída do site UOL)


            Fica o alerta para todos. As chuvas estão chegando e é preciso se precaver. Quem mora em área considerada de risco deve abandonar sua casa ao menor sinal de rachaduras ou escorregamento de material (lama, rochas entre outros) oriundo das encostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário