quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Cabaceiras: a terra do sol

                  O município de Cabaceiras na Paraíba tem ganhado destaque nacional e internacional por sua ascenção como locação de grandes produções audiovisuais como filmes (O Auto da Compadecida, O homem que desafiou o diabo, Deus e o Diabo na terra do sol), além de algumas cenas de novela. A escolha do lugar como set de filmagens não é por acaso, sua geografia privilegiada e clima com pouca chuva e muitas horas de Sol fazem de Cabaceiras a "Roliúde Nordestina" (apelido adquirido como alusão ao grande pólo cinematográfico norteamericano).


Logomarca do Museu Roliúde Nordestina que guarda lembranças das gravações importantes ocorridas no Município (Foto: Everton Lima)


                    Como falamos anteriormente a geografia do lugar é realmente exuberante, atraindo os olhares de turístas e pesquisadores. Para entendermos melhor as características naturais do lugar faremos algumas observações sobre formações geomorfológicas locais, visto que o Lajedo de Pai Mateus é o carro chefe de todo potencial turístico.


Lajedo de Pai Mateus - Cabaceiras-PB (Foto: Everton Lima)

          A paisagem do semi-árido nordestino é marcada por formações geomorfológicas muitos específicas. Essa característica se relaciona com  fatores importantes.
          Com estrutura formada por rochas antigas (Pré-Cambrianas) na região de planaltos, bacias sedimentares (depressões sertanejas), solos rasos, uma rede hidrográfica majoritariamente intermitente (rios que secam no período da estiagem) e clima com baixo índices pluviométricos, intensa radiação solar, ação da continentalidade e amplitude térmica elevada. O relevo ganhará formas únicas tais como: Lajedos, Matacões e Inselbergs.
           Os Lajedos são afloramentos rochosos originados de um processo erosivo de origem física. Dependendo do tipo de formação os lajedos podem ser formados por intrusões lacolíticas (como o da imagem acima) ou batolíticas.
            Os Matacões são macantes, esses blocos rochosos enormes têm a mesma gênese geológica porém sua escultura de acordo com os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil Geysson de Almeida Lages e Marcos Antônio Leite do Nascimento tem origem " por diaclasamento do corpo granítico a exemplo do que ocorre em outra atração da área chamada Saca de Lã, esta constituída por empilhamento de blocos autóctones separados por juntas ortogonais. No encontro destas juntas, preferencialmente ocorre o ataque destes granitos isotrópicos: seja pela ação da termoclastia que devido a grande amplitude térmica, gera lascas curvas caso, o clima semi-árido já vigorasse àquela época; ou pelo intemperismo químico causando esfoliação esferoidal. Fato é que ainda ocorrem algumas espécies vegetais endêmicas de mata atlântica vagueando por meio das caatingas arbustivas sugerindo ambiente mais úmido após a exumação destes corpos. O produto final são os fantásticos campos de boulder sobre o lajedo existente na região. A termoclastia parece ser o mesmo processo que rompe alguns matacões de rocha sã ao meio", como podemos observar na imagem abaixo.



Matacão partido ao meio por processo de termoclástico (Foto: Everton Lima)
 
             Outra forma igualmente importante as citadas anteriormente são os Inselbergs ou Morros testemunhos. Este tipo de formação é resultado de um processo de aplainamento por ciclo erosivo que expõe uma parte do corpo rochoso primário (um batólito por exemplo). Vide imagem abaixo.




Morro Testemunho fotografado do alto do Lajedo de Pai Mateus (Foto: Everton Lima)


Deixo aqui uma contribuição para pesquisas e uma bela dica para quem gosta de apreciar um turísmo ecológico com belas paisagens naturais regado a muita cultura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário