quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Música e Geografia

           
   A dinâmica em sala de aula depende muito das estratégias adotadas pelos professores. Uma das mais releventas que conheço é a utilização de músicas como base para discussões de conteúdos. Hoje trabalho na área e lembro-me de algumas aulas que tive na época de estudante que foram marcantes, uma delas foi ministrada pelo professor Eronaldo quando cursava o 2º ano do ensino médio, nela o professor trouxe um aparelho de som e, pois para tocar uma das belas canções de Zé Geraldo interpretada por Zé Ramalho, Cidadão.
              A letra trata de um tema corriqueiro em nosso País, porém longe de ser normal, a exclusão social. Nela um pai que trabalha na construção civil mostra ao seu interlocutor todas as construções nas quais ele trabalhou duro como pedreiro, mas infelizmente sua posição social não permitira a ele e sua família o acesso. No trecho mais tocante sua filha pede para estudar em uma escola também construída com o esmero do personagem e, é duramente excluída com a seguinte frase: "Criança de pé no chão aqui não pode estudar!"
             No trecho seguinte outro tema pode ser abordado no contexto da aula, a migração. O trabalhador se questiona sobre sua saída da terra natal (Nordeste brasileiro) quando diz: "Lá a seca castigava mais o pouco que eu plantava tinha direito a comer".
             A música prossegue criando inúmeras possibilidades temáticas que podem servir de motivação para questionamentos e análises para os alunos. Pense nisso, sala de aula agradável é um ambiente criado com criatividade.
           
 Para conhecer a letra na íntegra acesse:
 http://letras.azmusica.com.br/Z/letras_ze_geraldo_47503/letras_otras_32400/letra_cidadao_970648.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário